ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

Publicado em: 11 de junho de 2020


A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.

Conforme nos apresenta a História, a Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Diocese de Liège, na Belgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Carnillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia-lhe uma festa litúrgica anual em honra do Sacramento da Eucaristia.

Sua origem está relacionada a um milagre ocorrido na Idade Média:

O Sacerdote Pedro de Praga passava pela Vila Bolsena, não longe de Roma e se hospedou na Igreja de Santa Catarina. Enquanto celebrava uma Missa, pediu ao Senhor que retirasse suas dúvidas sobre a presença de Jesus na Eucaristia. No momento em que elevou a Eucaristia, a hóstia começou a sangrar. O sangue escorria por todo o chão. O fato foi informado ao Papa Urbano IV, que estava em Orvieto. Ele enviou um bispo a essa vila para verificar a veracidade do acontecimento. O bispo viu que a hóstia sangrava e o chão, o altar e o corporal estavam todos manchados de sangue. O bispo pegou as provas do milagre e voltou para mostrar ao Papa. O Papa, entretanto, ficou incomodado e resolveu ir ao encontro do bispo. As carruagens encontraram-se no caminho. O Papa, ao ver todas as provas do milagre, ajoelhou-se no chão, dobrou-se sobre aquela hóstia sangrando e exclamou: “Corpus Christi (Corpo de Cristo)!”.

RELEMBRE MOMENTOS DA FESTA DE CORPUS CHRISTI EM 2019

Em 11 de agosto de 1264, o Papa emitiu a bula “Transiturus de Mundo”, onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Em 1247, segundo os historiadores, realizou-se a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois, uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica. Posteriormente, estendeu-se por todo o mundo no século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de levar-se a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

O Magistério da Igreja orienta-nos que todo católico deve participar dessa Procissão, por ser a mais importante de todas as que acontecem durante o ano – a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.

por Padre Ulysses César Alvim – Escrita em Junho/2015


Leia também: 

EUCARISTIA: AMOR QUE TUDO TRANSFORMA

MILHARES DE FIÉIS CELEBRAM SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI EM DIVINÓPOLIS (2019)