SETE ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM JOSÉ CARLOS

Publicado em: 25 de maio de 2021


A Diocese de Divinópolis celebra hoje os sete anos de Ordenação Episcopal do seu bispo, Dom José Carlos Souza Campos. A cerimônia aconteceu no dia 25 de maio de 2014 e a Assessoria de Comunicação da Comunidade Sacramento de Amor esteve presente, cobrindo todos os detalhes desse dia histórico para a Diocese do Divino Espírito Santo. Confira a seguir!

ORDENADO DOM JOSÉ CARLOS PARA DIVINÓPOLIS!

Milhares de pessoas lotaram a Catedral Divino Espírito Santo, no dia 25 de maio, para participar da Ordenação Episcopal de Dom José Carlos Souza Campos.

Marcada por muita alegria, emoção e beleza, a Cerimônia de Ordenação Episcopal iniciou às 16h, com uma calorosa acolhida dos fiéis presentes, marcada pelos aplausos, sorrisos, acenos e simpatia de Dom José Carlos, aclamado pelos fiéis que o aguardavam.

Dentro e fora da Catedral foi montada uma grande estrutura para comportar todos os participantes. Segundo a Assessoria de Imprensa da Diocese de Divinópolis, estiveram presentes 7 mil fiéis, mais de 150 padres, 18 bispos, além de religiosos, seminaristas e a imprensa que esteve presente.

O Bispo Ordenante Principal foi Dom Walmor de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, os Bispos Co-Ordenantes foram Dom José Belvino, Bispo Emérito de Divinópolis, e Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo de Duque de Caxias.

No rito de Ordenação, Padre Geraldo Gabriel e Padre Daniel Leão apresentaram o bispo eleito a Dom Walmor, logo, foi feita a leitura do mandato apostólico, documento enviado pelo Papa Francisco, nomeando o novo bispo e autorizando sua ordenação.

Depois da homilia de Dom Walmor, aconteceram os momentos mais fortes do rito de ordenação. Dom José Carlos apresenta seus propósitos e acontece a imposição de mãos dos bispos presentes sobre o bispo eleito e a prece de ordenação. Logo depois foi feita a unção da cabeça do novo bispo e a entrega do livro dos evangelhos e das insígnias (anel, mitra e báculo pastoral).

Aconteceu também, na mesma celebração, a Posse Canônica de Dom José Carlos. Dom Walmor, como arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, conduziu Dom José Carlos à sua cátedra, através deste rito, Dom José toma posse da Diocese de Divinópolis e assume sua missão de pastorear esse rebanho, Em seguida ele foi acolhido e saudado pelos bispos presentes.

Antes das considerações finais, Dom José Carlos fez uma pequena homenagem a Nossa Senhora, consagrando sua missão à Maria, levando um buquê de fores aos pés da imagem da Imaculada Conceição, que pertence a Catedral Divino Espírito Santo.

Ao final da cerimônia, o novo bispo de Divinópolis se dirigiu aos sacerdotes presentes com uma profunda e bela reflexão sobre sua nova missão, demonstrando alegria, humildade e profundo desejo de fazer a vontade do Pai.

Citou as Novas Comunidade, as Religiosas, Papa Francisco e, enquanto isso, todo seu rebanho o ouvia, silenciosamente, como o rebanho que reconhece a voz do seu Pastor.

Resumindo todo esse momento histórico da Diocese de Divinópolis; essa foi uma cerimônia que marcou o inicio de um novo tempo para este rebanho, que ganhou um grande e carinhoso presente de Deus. Ter um bispo que deseja, verdadeiramente e humildemente, estar com os olhos fitos no Senhor, é uma manifestação do imenso amor de Deus por nós e, da tamanha responsabilidade que ganhamos, a de corresponder ao que Deus tem para essa Diocese do Divino Espírito Santo.

ENTREVISTA COLETIVA ANTES DA ORDENAÇÃO

Antes de sua sagração Dom José Carlos concedeu uma entrevista coletiva a imprensa de Divinópolis e região. Estiveram presentes na entrevista também Dom Walmor, bispo ordenante, pertencente a Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Tarcísio bispo antecessor a Dom José Carlos e bispo da diocese de Duque de Caxias -RJ e Dom José Belvino, bispo emérito da nossa diocese.

Dentre muitas perguntas Dom José Carlos fala sobre:

A primeira atuação como bispo:

“Essa missão precisa começar com muita oração pois o caminho começa com um coração em Deus, e aqui não se trata de uma política ou de executar uma estratégia, mas sim de cumprir a missão do Senhor, a experiência e a comunhão com o Senhor é o traço fundamental da nossa missão”.

Sobre os meios de comunicação:

“Devem ser meios eficazes por onde a Palavra de Deus deve ser levada e espero que sempre esteja aberta para que possamos anunciar o Evangelho e a vida de Jesus.”

Sobre o leigo na Diocese:

‘‘O leigo é o grande publico que dinamiza a igreja e a faz avançar, precisamos sempre estimular a vocação do leigo na igreja mantendo nossos programas de formação e promoção do leigo para que eles cheios de Deus possam ser presença viva de Jesus em seus ambientes de convívio.”

Lema: “Com os olhos fitos em Jesus”

‘‘Somos chamados, enquanto batizados, a manter o nosso olhar em Jesus, pois Ele é o modelo humano que precisamos seguir independente do oficio que seguimos, manter os olhos tos em Jesus é a segurança que eu tenho em ser bispo, peço a Jesus que me ensine a ser bispo mantendo a cada dia e sempre mais meus olhos fitos Nele.’’

Dom Walmor:

‘‘A respeito de Dom José Carlos considero como uma graça da Igreja ter um bispo jovem e maduro que nos mostra a juventude da Igreja.’’

Dom Tarcísio:

“Sempre senti em Dom José Carlos um homem de profunda oração.”

Dom José Belvino:

“Desejo ao nosso bispo que seja um bispo muito abençoado, que com simplicidade e muita fé ele possa fazer um trabalho santo em nossa Diocese”.

Logo após a Coletiva com a imprensa, Dom José Carlos se dirigiu à Catedral do Divino Espírito Santo para sua Ordenação Episcopal e Posse da Diocese de Divinópolis.

 

QUEM É NOSSO BISPO

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em uma família simples de Itauna-MG, no dia 3 de janeiro do ano de 1968. Seus pais são o Sr. José Pinheiro Campos e Maria Piedade de Souza Campos.

Antes de ingressar no Seminário para iniciar sua missão como Sacerdote, José Carlos estudou na Escola Estadual Dª. Maria Augusta de Faria, em Itauna, onde cursou até a 4ª série, depois, estudou na Escola Estadual de Itaúna, da 5ª à 8ª série. Cursou o 2º grau na Escola São José e São Geraldo, em Divinópolis e no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Pará Minas, em 1985 concluiu o ensino médio. Em 1983, iniciou sua caminhada no Seminário de São José. Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sua ordenação como Diácono, foi por Dom José Belvino do Nascimento, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itauna, dia 28 de junho de 1992. Dom José Carlos foi ordenado sacerdote dia 30 de maio de 1993, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, também