Geração Eleita…!

Publicado em: 7 de março de 2018


“Queridos jovens, só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele, quem os amou até a morte, é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade.” (Santo João Paulo II)

É possível ser um jovem cristão no contexto contemporâneo? Essa é uma pergunta que reflete o grande desafio de ser um jovem cristão em um mundo que anda na contramão dos verdadeiros valores cristãos.

Vivemos em uma sociedade que a todo momento é afetada pela crise de obediência, onde cada um quer usar do seu livre arbítrio, para fazer sua própria vontade e não a vontade de Deus. Desta forma, a falta de obediência acarreta uma má vivência da sua sexualidade, entre outras coisas. O que prevalece são as opiniões dos outros, talvez para ser aceito em um determinado grupo de seu convívio, questão essa tão importante para os jovens.

Segundo Paul Claudel, filósofo católico francês, “A juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio”.

O jovem gosta de desafios! Seu grande desafio é de lutar contra a correnteza da “normalidade” que tem se instaurado na contemporaneidade. Ser um jovem cristão na modernidade não é nada fácil. Basta você defender valores como castidade, a família tradicional e a vida para ser descriminado insultado e ridicularizado.

Talvez muitos jovens já tenham vivido na pele algum tipo de preconceito por ser cristão e, sobretudo, por ser católico. Na escola, na faculdade, no trabalho, entres os amigos, alguém aproveita para falar mal do Papa, acusam a Igreja de inquisitora, retrógrada, medieval, homofóbica… e por aí vai. Carregar um crucifixo no peito, andar com um terço ou Bíblia na mão pode lhe custar o título de fundamentalista.

Para ser um verdadeiro cristão, hoje em dia, é preciso muita coragem. Não existe mais nenhum status social para quem quer ser fiel a Cristo. Para nós jovens, falar de castidade, de matrimônio, de família tradicional pode lhe custar o isolamento e a ridicularização.

Diante de toda essa realidade, percebemos a juventude como a fase onde buscam afirmar suas escolhas, suas aptidões, suas experiências e, acima de tudo, sua necessidade de encontro com Deus. Desta forma, consideramos a  evangelização como uma peça fundamental e prioritária para que o jovem adquira boa identidade cristã e se envolva cada vez mais com Jesus, seus mandamentos e obras. Assim, temos como objetivo levar aos jovens a possibilidade de perceberem que podem ser jovens, viver este momento entre amigos, de maneira bastante divertida e explorando cada vez mais mundo, mas seguindo os mandamentos e se deixando ser guiados e movidos pelo Espirito Santo.

Crendo naquilo que foi dito por Bento XVI: “Os jovens não são o futuro da Igreja, mas o presente”. Permaneçamos sempre firmes na missão de mostrar a esses jovens que são uma Geração Eleita por Cristo e que nasceram para o AMOR.

por: Letícia Mourão | Fraternidade Sacramento de Amor