CASA SÃO FRANCISCO: MAIS QUE ACOLHER, É AMAR!

Publicado em: 24 de junho de 2020


Desde o dia de sua abertura, a Casa São Francisco está sendo mantida por doações e todo o trabalho realizado por voluntários e missionários da Comunidade Sacramento de Amor. A Casa São Francisco distribuiu, em quase 90 dias, mais de 5 mil refeições, entre café da manhã e café da tarde, almoço e jantar para os acolhidos, além de kits de higiene pessoal e roupas. Para isso, contou com incontáveis doações em alimentos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, equipamentos de proteção individual (máscara, capotes e luvas), roupas, roupas de cama, cobertores, colchões e contribuições para custear despesas como água, luz, gás, etc.

Visando que todos ficassem devidamente protegidos de qualquer contaminação, foram disponibilizados EPIs e um esquema de trabalho foi padronizado para que o preparo dos alimentos, rouparia e atendimento aos acolhidos funcionasse de forma responsável, observando medidas de higiene e limpeza.

Para que tudo isso fosse possível, mais de 100 pessoas, entre voluntários e missionários, se organizaram para desempenhar todas as atividades da casa como: receber e buscar doações, fazer a triagem e higienização das roupas, preparar as refeições, entregar os kits de higiene pessoal e roupas, além de monitores em período integral, limpeza e muitas outras atividades.

PAUSA PARA ADEQUAÇÕES

A Casa São Francisco foi adaptada para acolher a população de rua, em caráter emergencial, durante o período mais crítico da pandemia, iniciando suas atividades no dia 30 de março. A Obra Sacramento de Amor estipulou um período de três meses como meta para oferecer o acolhimento integral e em caráter emergencial à população de rua. Após quase 90 dias de trabalho intenso, a Obra Sacramento de Amor anuncia que as atividades da Casa São Francisco passarão por novas adequações, a partir do dia 26 de junho, com intuito de dar continuidade ao trabalho de forma organizada e responsável.

OPORTUNIDADE DE RECOMEÇAR

Para muitos, a Casa São Francisco foi muito mais do que um lugar que oferece acolhida, banho e alimentação, foi uma oportunidade de recomeçar! Vários acolhidos da Casa São Francisco receberam a oportunidade de iniciar o tratamento na Casa de Acolhimento São Pio. Como o Willison Romualdo, que partilha um pouco do seu testemunho:

“A Casa São Francisco foi o meu primeiro porto seguro! Fui bem recebido, bem acolhido e na primeira oportunidade que tive eu vim para a Casa São Pio, aqui também fui bem recebido, bem orientado, aqui eu tenho tudo que eu preciso, tenho amigos. Cheguei aqui como um “zé ninguém”, hoje todo mundo me trata como “alguém”. Aqui eu não sou desprezado, tenho bons conselheiros. Tudo que acontece comigo, eles sentam com a gente, conversam, orientam e ajudam a gente sempre. O que eu não tinha lá fora, aqui eu encontrei!”.

COMEÇO DE UMA NOVA HISTÓRIA

O Sr. Onofre Vaz também está muito feliz por ter passado pela Casa São Francisco e por hoje estar se recuperando na Casa de Acolhimento São Pio, como ele mesmo testemunha:

“Eu estou muito feliz, estou muito bem em estar aqui na Comunidade Sacramento de Amor, um lugar que está fazendo muito bem a minha pessoa. Pretendo continuar a minha jornada! Sei que minha família, meus amigos e as pessoas que conviviam comigo estão felizes por mim! Eu só tenho a agradecer toda a equipe da Sacramento de Amor e, em primeiro lugar, agradecer a Deus que me iluminou e me trouxe até aqui! Obrigado por tudo!”

GRATIDÃO A TODOS OS VOLUNTÁRIOS E AMIGOS!

Todo o trabalho realizado pela Casa São Francisco só é possível  graças aos mais de 100 voluntários e missionários que se revezaram diariamente, desempenhando todo o trabalho de acolhimento à população de rua que, em caráter emergencial, estavam disponíveis durante 24 horas, todos os dias da semana!

Para o Marco Túlio Tavares, voluntário da Obra Sacramento de Amor, essa experiência é um encontro com o próprio Jesus:

“Para mim está sendo uma experiência magnifica poder participar como voluntário desse projeto tão maravilhoso! Assim como ensina o próprio padroeiro do projeto, São Francisco de Assis, que foi alguém que doava sua vida aos pobres e se encontrava com Jesus naqueles irmãos. A Casa São Francisco está sendo uma oportunidade de poder partilhar a minha vida com a vida dos irmãos de rua e, mais ainda, conhecer o amor de Jesus através deles! Eu louvo muito a Deus por fazer parte desse projeto!”.

COMO TUDO COMEÇOU…

O mundo foi surpreendido pelo novo Corona Vírus, o Covid-19, que rapidamente se espalhou forçando que todos se adaptassem a uma nova realidade, com o objetivo diminuir a disseminação do novo vírus. Isolamento social, conscientização para higienização das mãos regularmente com álcool ou sabão e uso de máscaras, tudo isso como medida de enfrentamento à pandemia. Porém, em meio a todas essas medidas e soluções, algumas pessoas ficaram ainda mais vulneráveis, como as pessoas em situação de rua da cidade Divinópolis.

Com o objetivo de oferecer um local para que a população em situação de rua pudesse tomar banho, fazer sua higiene pessoal e se alimentar, a Obra Sacramento de Amor reabriu a Casa São Francisco no dia 30 de março, em caráter emergencial. Diante da necessidade, literalmente, “da noite para o dia”, com o apoio de voluntários, a Sede Administrativa da Comunidade Sacramento de Amor, localizada no bairro Niterói, foi totalmente adaptada para atender aos acolhidos da Casa São Francisco. Diariamente a Casa atendeu uma média de 70 moradores de rua, além de oferecer abrigo para 27 acolhidos mais vulneráveis.

Além da Casa São Francisco, a Obra Sacramento de Amor ainda tem muito trabalho pela frente, na Casa Santa Isabel, Casa São Pio e Pastoral de Rua. A Comunidade Sacramento de Amor continua contando com você para transformar muitas outras vidas! A Obra de Deus não pode parar!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO AJUDAR A OBRA SACRAMENTO DE AMOR

 

por: Carolina Fonseca / Assessoria de Comunicação Sacramento de Amor

fotos: Gustavo Melo / Assessoria de Comunicação Sacramento de Amor