5 DICAS PARA VIVER BEM A SEMANA SANTA

5 DICAS PARA VIVER BEM A SEMANA SANTA

Publicado em: 8 de abril de 2022


Nos próximos dias estaremos vivenciando a SEMANA SANTA, a Semana Maior do nosso calendário litúrgico. São dias intensos de reflexão, oração e meditação que nos levarão à celebração da grande festa da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Separamos cinco dicas para ajudar você a se preparar e viver bem a Semana Santa!

DICA 1 – SE PREPARE E SE ORGANIZE ANTERIORMENTE

Se organize e prepare para participar da Semana Santa com antecedência. Se informe sobre a programação da sua comunidade ou paróquia. Procure saber o horário e local de cada umas das celebrações, procissões, etc.

DICA 2 – SE CONFESSE

Ainda está em tempo! Durante o Tempo da Quaresma a Igreja pede que os fiéis se confessem e busquem a reconciliação com Deus para celebrarem a Páscoa.  Durante esse período acontecem mutirões de confissões, algumas paróquias estendem os horários para os atendimentos. Basta se informar! Faça um bom exame de consciência, busque um verdadeiro arrependimento e desejo de conversão e se informe sobre os locais de atendimento de confissão!

DICA 3 – PARTICIPE DE TODOS OS MOMENTOS DA SEMANA SANTA

Vivencie a espiritualidade da Semana Santa com intensidade! Participe de cada uma das celebrações e ritos, procure compreender o sentido de cada um dos dias da Semana Santa. Viva, contemple e reze motivado pela motivação de cada um dos dias da Semana Santa.

DICA 4 – FAÇA DA SEMANA SANTA UM RETIRO PESSOAL

Viva a Semana Santa como um retiro espiritual. Aprofunde no mistério da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, faça uma revisão de vida, busque verdadeiramente beber da espiritualidade da Semana Santa e toda a riqueza que a Liturgia desse tempo traz para nós. Faça as leituras e medite em cada uma delas, faça sua oração pessoal, silencie mais, aproveite para crescer na sua vida espiritual.

DICA 5 – QUEIRA COLHER OS FRUTOS DA SUA QUARESMA

Você, provavelmente, se propôs a realizar alguma penitência ou jejum no período da Quaresma, agora chegou o momento de apresentar e ofertar para o Senhor esses pequenos sacrifícios e pedir a graça de colher os frutos desse tempo de penitência, oração e esforço para que você possa, verdadeiramente, ressuscitar com Cristo, nascer de novo, no Domingo da Páscoa!

Claro existem muitas outras práticas para se viver melhor a espiritualidade da Semana Santa, mas, esperamos que essas cinco dicas te ajudem a colher o frutos desse tempo de graça na nossa Igreja!