3 PASSOS PARA DISCERNIR A SUA VOCAÇÃO

Publicado em: 10 de março de 2021


Hoje nós queremos ajudar você no discernimento da sua vocação! Quem nunca passou por esse dilema? Talvez você esteja passando por ele nesse momento (ou ainda vai passar)! Vamos lá!

Podemos seguir três passos para nos ajudar no discernimento da vocação:

Vida de Oração:

A primeira coisa que precisamos fazer para iniciar um processo de discernimento vocacional é rezar. A vida interior e a busca da intimidade e escuta da vontade de Deus é muito importante nesse momento.

É Deus quem chama! Então, precisamos estar disponíveis para ouvir a voz de Deus que nos chama!

Tempo de Espera:

Não precisamos ter pressa para discernir a vocação! É necessário esperar, confiar em Deus, permanecer na oração e viver bem esse tempo de discernimento. Não é necessário desespero!

Independente se sua vocação é ao matrimônio, celibato ou sacerdócio. Se Deus te chama a vida consagrada em um ordem ou instituto religioso, consagração de vida em uma Nova Comunidade ou o serviço em um movimento ou pastoral, você precisa rezar e esperar, porque o próprio Deus vai te dando sinais e permitindo situações para que você compreenda qual o seu chamado!

Mas, não procrastine o discernimento da sua vocação! Essa decisão é muito importante na vida de todo cristão e São João Bosco exorta que “quem encontra desculpa uma vez para demorar em decidir a vocação, é quase certo, que nunca a concretizará porque sempre encontrará novas desculpas”.

Buscar aconselhamento:

O auxílio de um diretor espiritual, um sacerdote ou alguém que seja experimentado em sua vocação, que possa orientar você nesse processo também é muito importante! Participar de Encontros Vocacionais e conhecer carismas e formas de vida, também podem auxiliar nesse processo.