Inicial |

A Comunidade

Somos uma Comunidade Católica, institucionalizada como uma associação civil e canônica: “Associação Privada de Fiéis” com estatutos aprovados, nos termos dos cânones específicos 321 a 329 do Código de Direito Canônico, com sede na diocese de Divinópolis, Minas Gerais. Nossa identidade encontra-se na Palavra de Deus, em Mateus 25,31-45 e Lucas 10,25-37.
Nossa missão é ser expressão de amor em qualquer ambiente ou realidade em que nos encontremos. Constituir um dom para a Igreja. O maior serviço que a Comunidade presta à Igreja é viver o seu carisma fielmente. "Não podemos abeirar-nos da mesa Eucarística sem nos deixarmos arrastar pelo movimento da missão que, partindo do próprio Coração de Deus, visa atingir todos os homens; assim, a tensão missionária é parte construtiva da forma Eucarística da existência cristã". (Sacramentum Caritatis 84).
Somos uma fraternidade, estruturada por pessoas de formação católica que desejam consagrar suas vidas a esse Carisma, professando os conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência em todas as vocações; seja no matrimônio, sacerdócio, diácono permanente, celibatário e irmãos que ainda estão em discernimento de seu estado de vida. Os membros da Comunidade Católica Sacramento de Amor vivenciam o Carisma particular desta obra de três formas: membros de Vida, membros de Aliança e Servos da Obra.

Atualmente temos nossa sede própria na MG 050 km 134 em Divinópolis. Nesse local encontramos a Sede Missionária, o Centro de Evangelização e a Casa de Acolhimento São Padre Pio (casa masculina).

Além da Casa São Pio, a Obra Sacramento de Amor realiza um importante trabalho social através da Casa Santa Isabel (localizada no Bairro São Domingo, em Divinópolis), no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social e a Casa São Francisco (localizada no Bairro Niterói em Divinópolis), uma Casa de Passagem que acolhe pessoas em situação de abandono e vulnerabilidade.

Em Nova Serrana(MG) temos uma Missão que, em comunhão com o pároco local, realiza várias ações missionárias próprias do Carisma, como visita aos enfermos, assistência a famílias carentes e a realização de Encontro de Cura e Libertação, Encontro para Casais, Retiro para Jovens, Grupo de Oração, Manhã de Oração, entre outras atividades.

Somos uma fraternidade, estruturada por pessoas de formação católica que desejam consagrar suas vidas a esse Carisma, professando os conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência em todas as vocações; seja no matrimônio, sacerdócio, diáconato permanente, celibato e irmãos que ainda estão em discernimento de seu estado de vida.

Os membros da Comunidade Católica Sacramento de Amor vivenciam o Carisma particular desta obra de três formas: Membros de Vida, Membros de Aliança e Servos da Obra.

História

Em 1999 um grupo de jovens da Paróquia Santo Antônio, em Divinópolis/MG, entre eles nosso fundador, Eduardo Moreira e sua esposa Roberta Vivas, sentiam no coração o chamado de fazer algo a mais para Deus e tornar o mundo melhor.

Esse grupo começou então, a fazer visitas àqueles que não tinham um lugar além das ruas para viver. Todas as terças – feiras, pela manhã, os jovens saíam pelo centro da cidade, levando pão e café com leite aos moradores de rua.

Percebendo que apenas dar o pão e o café era muito pouco, crescia entre eles um grande desejo de cuidar melhor daqueles pequeninos.

Nascia, assim, a Comunidade Sacramento de Amor.

A primeira casa foi aberta no bairro Esplanada, onde eram oferecidos cuidados como higiene pessoal e alimentação. Com o passar do tempo, moradores de rua, dependentes químicos e também famílias que enfrentavam dificuldades começaram, em grande número, a buscar ajuda na Comunidade.

A partir daí, a comunidade se institucionalizou como uma associação civil e canônica: “Associação Privada de Fiéis” como orienta o Código de Direito Canônico. Homens e mulheres de todos os estados de vida, vivendo em sadia convivência uma consagração específica ao carisma da Comunidade Sacramento de Amor.

O Fundador

Eduardo Eustáquio Moreira Pereira nasceu em 19 de outubro de 1974, na cidade de Divinópolis, onde sempre residiu. Casou-se em novembro de 1993 com Roberta Vivas e tiveram quatro filhos: Lucas, João Pedro, Gabriel e Isabela.
Logo no princípio do casamento ele e a esposa foram convidados pelo pároco e atual Bispo de São João Del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, para servirem na Paróquia de Santo Antônio em Divinópolis. Frei Célio pediu-lhes para coordenarem um grupo de jovens que estava se formando, o qual tinha como base uma turma de recém-crismados.
O grupo chamado "Maria de Nazaré", com espiritualidade da RCC, iniciou-se com 15 jovens e, dentro de poucos meses, chegou a mais de 700 participantes. Diante de tamanha responsabilidade, o casal buscou intensamente aprofundar seus conhecimentos na doutrina da Santa Igreja Católica.
Junto com alguns destes jovens, Eduardo e sua esposa, com corações abrasados e impulsionados pelo Espírito Santo, sentiram o desejo de ir ao encontro dos mais necessitados. Iniciaram um trabalho de pastoral nas ruas da cidade, buscando levar aos “moradores de rua” um alimento e a face misericordiosa de Cristo. Este pequeno grupo, além do trabalho social, já se dedicava à evangelização de famílias e de jovens.
O trabalho foi crescendo e revelando aos poucos o "Carisma Sacramento de Amor", que já estava latente no coração do fundador: “Viver e expressar o amor misericordioso de Deus!”

“O amor é a única força capaz de transformar o mundo!” (Eduardo Moreira).

O Vocacional

Somos uma Comunidade Vocacionada, o Senhor é quem chama seus eleitos para missão! Você que sente esse “chamado” apronta-se para servir.
A Fraternidade Sacramento de Amor se organiza em Membros de Vida e Membros de Aliança que vivem em sadia convivência e partilha dos bens, nas diversas formas de vida (casais, celibatários, solteiros e sacerdotes).
Para ingressar como membro da Fraternidade Sacramento de Amor é necessário um processo formativo vocacional, onde vamos discernir juntos o chamado de Deus para cada um, através dos Encontros de Formação Vocacional e do Acompanhamento Individual. Hoje, a Fraternidade Sacramento de Amor tem Aspirantes e Vocacionados em Divinópolis, Nova Serrana, Formiga, Cláudio, João Monlevade e Rio Doce.